Nampula.

No poema de Jorge Belchior “Cidades de Moçambique”, o poeta descreve Nampula assim:

“Nampula, tu és a “Linda”,
No planalto erigida.
Pareces a Primavera
De garridice vestida.”

Mapa de Moçambique Português com a localização de Nampula no Distrito de Moçambique.

A localização de Nampula no mapa de Moçambique Português pode ser encontrada no Distrito de Moçambique, do qual foi capital (é actualmente capital da Província de Nampula), distando 2.150 km de Lourenço Marques (actual Maputo).

Avenida em Nampula, Moçambique, 1960.

Segundo a Wikipédia, a designação de Nampula deriva do nome de um líder tradicional, M’phula ou Whampula. Já na época colonial Nampula era chamada a Capital do Norte!

Bairro Residencial em Nampula, Moçambique, 1960.

Nampula deve a sua origem a uma expedição militar portuguesa chefiada pelo Major Neutel de Abreu. Este acampou nas terras de Whampula a 7 de Fevereiro de 1907, facto que levou à construção de um comando militar em Macuana.

Escola Técnica de Nampula, Moçambique, 1960.

Em volta do aquartelamento militar desenvolveu-se a povoação, formalmente criada em 6 de Dezembro de 1919, a qual passou a ser a sede da Circunscrição Civil de Macuana em Junho de 1921.

Praça Infante D. Henqrique, Nampula, 1960.

A chegada do caminho de ferro a partir do Lumbo contribuiu para o desenvolvimento da povoação, que foi elevada a vila em 19 de Dezembro de 1934 e a cidade em 22 de Agosto de 1956.

Nampula, fiel à tradição militar da sua origem, foi a escolhida para sediar o Quartel-General do Exército Português durante a Guerra Colonial em Moçambique (1964 – 1975).

Longa avenida com separador central, Nampula. Moçambique, 1960.

A etnia predominante na área de Nampula é a Macúa.

Nampula é uma cidade do interior – erguida numa planície onde se existem dispersas montanhas rochosas a que o povo deu nomes (Cabeça da Velha, Cabeça do Velho, Serra da Mesa, etc.) – que utiliza o caminho de ferro para manter ligações entre o litoral, através do porto de Nacala, e o interior até Vila Cabral (actual Lichinga).

Vista aérea de Nampula, Moçambique, 1960.

No litoral, são famosas as belas praias de Fernão Veloso, Nacala ou Chocas, procuradas como áreas de lazer e de banhos de mar.

Vista elevada sobre avenida central de Nampula, Moçambique, 1960.

Nampula era uma cidade em franca expansão em 1974, mas pacata onde as pessoas se conheciam quase todas. Por isso, hoje motiva o reencontro de milhares de ex residentes, que se juntam anualmente para confraternizarem e partilharem as memórias que conservam da sua vivência num passado distante na Capital do Norte!

Vista aérea que abarca, entre outros pontos, as piscinas do complexo desportivo do Clube Ferroviário e a Catedral, Nampula, Moçambique, 1960.

Pode ler-se uma boa crónica sobre Nampula na época de Moçambique Português aqui.
Mais fotos de Nampula na época de Moçambique Português aqui.

Fonte das fotos: Xirico.
Fontes do texto: UCCLA, Xirico, Wikipédia.


Comentários

Um comentário a “Nampula.”

  1. Avatar de Manuela Foley
    Manuela Foley

    Fui tão feliz em Nampula! Em 65/66 e depois de 71/73. O meu filho nasceu no Marrere. Conheci lá a minha maior amiga até hoje! A Ilha de Moçambique ainda não tinha sido “estragada” pela ponte, e era um paraíso! A praia das Chocas mais a Norte. Enfim!

Deixe a sua resposta

15.298 total de vistas

2.038 visitantes únicos


Subscreva para obter as últimas publicações e artigos no seu e-mail.

Descubra mais em Moçambique para Memória Futura

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading