Os anúncios e panfletos publicitários que constam deste artigo foram recolhidos no grupo A Incomparável Vivência em Moçambique Português no Facebook, que pertence à nossa comunidade Moçambique – Para Memória Futura, tendo sido ali publicados em diferentes datas desde Setembro de 2018, pelos membros João Correia Vieira (eu próprio), José Neves Zeca, José Vieira, Xitolo Pitoxi e Maria João Faria de Almeida.
Estes anúncios publicitários foram criados e produzidos durante a época em que Moçambique era uma província ultramarina de Portugal.
Permitem que, através deles, tomemos o pulso e recordemos como era a vida em Moçambique Português em algumas dimensões da actividade dos portugueses (de todas as raças e credos) na Pérola do Índico, não só na capital da ex província, Lourenço Marques, como também além dela no vasto território banhado, de norte a sul, pelo quente e rico oceano.
Os anúncios publicitam produção, comércio, serviços e artigos de consumo dos diversos sectores da actividade económica, nomeadamente agricultura, indústria, comércio, serviços, energia, distribuição, construção e imobiliário, hotelaria e turismo (incluindo safaris), restauração, lazer, entretenimento, cultura, desporto, caminhos de ferro, transportes aéreos, navegação, banca, seguros, produtos de consumo, agências, etc.
Abaixo seguem-se os anúncios publicitários agrupados por ordem alfabética segundo uma classificação que não é a oficial da actividade publicitária, foi adoptada para efeitos de organização e arrumação.
Agricultura







Automóveis








Banca e Seguros





Bebidas















Caminhos de Ferro




Cigarros







Câmara Municipal de Lourenço Marques










Comércio




































Construções




Desporto




Energia




Hotelaria


























Indústria
























Lourenço Marques








Lazer, Entretenimento, Cultura



Papelaria, Livraria, Lotaria







Portos e Navegação





Produtos de Consumo





Rádio






Restauração

















Transportes Aéreos














Turismo











Deixe a sua resposta