2022
-
Conjunto Oliveira Muge
Uma noite de nostalgia com o Conjunto Oliveira Muge no café Progresso. Por JC Maia. A minha singela homenagem a António Policarpo. (1946-2012, vocalista e viola-solo) “A Mãe”, o maior sucesso do Conjunto Oliveira Muge, gravado na década de 60 do século XX, foi redescoberto e incluído na banda sonora do filme português “O Meu…
-
O BNU nascia.
Ele estaria ali, naquela Avenida da República, numa das suas idas a Lourenço Marques para se dirigir à sede da empresa. Ele talvez nesta altura já tivesse descoberto a maravilhosa casa de cafés na Avenida Dom Luís, antes da Pérola do Oriente, esta na esquina entre aquelas duas avenidas. Casa de cafés que vim a…
-
Nampula.
No poema de Jorge Belchior “Cidades de Moçambique”, o poeta descreve Nampula assim: “Nampula, tu és a “Linda”,No planalto erigida.Pareces a PrimaveraDe garridice vestida.” A localização de Nampula no mapa de Moçambique Português pode ser encontrada no Distrito de Moçambique, do qual foi capital (é actualmente capital da Província de Nampula), distando 2.150 km de…
-
Linha férrea Beira-Umtali.
A origem da linha de caminho-de-ferro Moçambique – Rodésia remonta a um tratado anglo-português de 1891, que previa a construção de um caminho de ferro entre o porto fluvial de Fontesvilla, no rio Púnguè, e a capital da Rodésia, Salisbúria (actual Harare). Esta linha ferroviária, desde a Rodésia até ao oceano Índico, que começou por…
-
A deusa da noite.
Quando o anoitecer rapidamente escurecia os céus e a noite descia sobre a vida em Lourenço Marques, a Pérola do Índico, qual deusa multifacetada, transformava-se. A Cidade produzia-se para fascinar, como que punha diamantes de luz matizada, à medida que, em minutos, um após outro, os neons se acendiam! Era então que, como por magia,…
15.298 total de vistas
2.038 visitantes únicos
Arquivo
Descubra mais em Moçambique para Memória Futura
Subscreva para obter as últimas publicações e artigos no seu e-mail.










